datas_comemorativas_CIT 

Indice

janeiro fevereiro março
abril maio junho
julho agosto setembro
outubro novembro dezembro

Clique para ir ao mês desejado

 

JANEIRO

dia 01 - Dia Internacional da Confraternização.

dia 01 ano 1848 - é fundada, por Allan Kardec (vide sessão "O Que é o Espiritismo") a "Revista Espírita".

dia 01 ano 1846 - nasce Léon Denis (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), filósofo do Espiritismo.

dia 01 ano 1875 - é publicada a primeira folha espírita, no Rio de Janeiro.

dia 02 ano 1862 - nasce em Gênova, Itália, o cientista e escritor Ernesto Bozzano (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") . Pesquisou os fenômenos mediúnicos em mais de 70 médiuns; deixou várias obras publicadas sobre Espiritismo, além de centenas de artigos para revistas e jornais.

dia 02 ano 1884 - Fundação da Federação Espírita Brasileira (FEB) e é empossada a primeira diretoria.

dia 02 ano 1984 - é instalada, em Brasília, a sede central da Federação Espírita Brasileira (FEB).

dia 03 ano 1412 - nasce em Dom-Remy, França, a jovem camponesa Joana D'Arc, heroína, vidente e guia de libertação de seu povo. Sua vida foi descrita, através da mediunidade de psicografia, por Ermance Dufaux, de apenas 14 anos de idade, e que foi auxiliar de Allan Kardec.

dia 03 ano 2000 - sesquicentenário da chegada de Batuíra (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")  ao Brasil, aos 11 anos de idade. Tornou-se espírita através do consolo encontrado no Espiritismo, por ocasião da morte de seu filho. Seu nome era Antonio Gonçalves da Silva.

dia 04 ano 1903 - desencarnação de Alexandre Aksakof (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 08 ano 1822 - nasce, em Usk, na Inglaterra, "Sir" Alfred Russel Wallace (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , que como pesquisador e cientista, foi o primeiro a obter fotografias de um espírito materializado. (vide na sessão "Espiritismo e Ciência": o assunto "Materializações de Espíritos")

dia 08 ano 1958 - é fundado, no Rio de Janeiro, o "Lar Fabiano de Cristo", por Jayme Rolemberg  e Carlos Pastorinho.

dia 13 ano 1910 - desencarnação do médium Andrew Jacson Davis (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") , no estado de Massachusets, USA, que além das faculdades de cura e transporte era também clarividente, tendo predito as manifestações espíritas antes de Hydesville. Em virtude de sua mediunidade inusitada, muitas pessoas de renome foram atraídas pela pesquisa, inclusive o escritor Edgar Allan Poe.

dia 15 ano 1861 - lançada a primeira edição de "O Livro dos Médiuns" (vide a sessão" As Obras Básicas"), por Allan Kardec.

dia 17 ano 1875 - nasce, no Maranhão, Luiz Olimpio Guillon Ribeiro (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")  . Tradutor das obras de Allan Kardec para a Federação Espírita Brasileira (FEB), sendo seu presidente de 1920/21 e novamente de 1930 a 1943, quando desencarnou. Neste ano (2003) sua tradução cairá no domínio público (no Brasil 60 anos após o falecimento do autor) e todas as federações estaduais poderão publicar as obras de Kardec, na pena de Guillon Ribeiro.

dia 19 ano 1940 - o médium mineiro Chico Xavier (vide  a sessão "Médiuns e Mediunidades")  recebe a primeira mensagem espírita tratando da língua esperanto. A mensagem foi ditada por Emmanuel (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), seu mentor espiritual, e tinha por título: "A Missão do Esperanto".

dia 21 ano 1883 -  é fundada a revista "Reformador" , órgão de divulgação da Federação Espírita Brasileira (FEB), por Augusto Elias da Silva.

dia 22 ano 1909 - desencarnação de Batuíra. (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 23 ano 1906 -  nasce em Baixada Grande, Bahia, Deolindo Amorim.

25 ano 1902 - é fundado o Liceu Feminino, pela professora espírita Anália Franco, com a finalidade de instruir e preparar professoras para as escolas criadas pela emérita educadora. Convertida ao Espiritismo procurou divulgá-lo, tendo sido amiga de Arigó e Chico Xavier  . Nasceu em 1890 e desencarnou em 1974.

30 ano 1938 - desencarnação de Caibar de Souza Schutel  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") .

Fonte de Consulta: Agenda Renascer -Ed. EME.

        

   

FEVEREIRO

dia 01 ano 1905 - nasce o médium Francisco Peixoto Lins (vide na sessão "Espiritismo e Ciência": o assunto "Materializações de Espíritos"),  o "Peixotinho", médium de efeitos físicos.

dia 03 ano 1890 - o sábio Alexandre Aksakof  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") reúne importante documentação sobre fatos espíritas e publica o livro "Animismo e Espiritismo".

dia 07 ano 1901 - Desencarna , Auta de Souza, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

dia 09 ano 1832 - Hippolite Léon Denizard Rivail  (vide sessão "O Que é o Espiritismo")  casa-se com  Amélie Gabrielle Boudet.

dia 09 ano 1980 - desencarnação de Corina Novelino, professora e jornalista que substituiu Eurípedes Barsanulfo (vide  a sessão "Médiuns e Mediunidades") no "Colégio Allan Kardec" e no trabalho de assistência aos necessitados. Fundou o "lar de Eurípedes" e publicou o livro "Eurípedes, o homem e sua missão".

dia 12 ano 1809 - Abraham Lincoln, então presidente dos Estados Unidos, realiza reuniões mediúnicas na Casa Branca.

dia 15 ano 1925 - é lançada a "Revista Internacional de Espiritismo" (RIE), por Caibar de Souza Schutel   (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 15 ano 1926 - desencarnação de Gabriel Delanne  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 17 ano 1958 - desencarnação de Cornélio Pires (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") .

dia 18 ano 1891 -  Bezerra de Menezes  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") funda o "Grupo Espírita Regeneração",no Rio de Janeiro.

dia 20 ano 1822 - desencarnação, em Salvador, de Joanna de Ângelis (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") . Foi assassinada durante as lutas de independência do Brasil ao defender o Convento da qual era Abadessa.

dia 26 ano 1802 - nasce, na França, o escritor Victor Hugo; devido ao seu idealismo foi exilado em uma ilha em 1851, retornando em 1870. Nesta ilha conheceu Mme Girardin, que lhe apresentou ao Espiritismo e cujas sessões foram narradas por ele e depois publicadas por Camille Flammarion nos "Anais Políticos e Literários", em 1899.

dia 26 ano 1842 - nasce Camille Flamarion (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 28 ano 1930 - R. Lambert traduziu para o alemão as obras de Charles Richet (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") e publicou o resultado de suas experiências com o médium Fred Marion, de Studgard-Alemanha.

Fonte de Consulta: Agenda Renascer -Ed. EME.

        

 

MARÇO

 dia 04 - Dia mundial da oração.

dia 07 ano 1998 - é fundado, juridicamente, o "Centro de Estudos Espíritas Casa do Irmão Thomás", em Guapimirim, RJ,  cujo  patrono espiritual  é  o filósofo  Tomás de Aquino,     ( vide a sessão "Tomás de Aquino, Vida e Obra").  A Casa já atuava desde 1996.

dia 09 ano 1984 - desencarnação de Yvonne do Amaral Pereira  (vide  a sessão "Médiuns e Mediunidades")

dia 09 ano 1979 -  Desencarna na cidade de São Paulo, SP, o jornalista e escritor espírita José Herculano Pires.

dia 13 ano 1940 - em mensagem íntima recebida pelo médium Chico Xavier, seu guia e protetor Emmanuel (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , dá notícia que conheceu pessoalmente Paulo de Tarso, na condição de senador Publio Lentulus. No livro "Há 2000 Anos", Emmanuel, autor espiritual da obra, relata sua história.

dia 14 - Dia do Vendedor de Livro.

dia 15 - Dia da Escola.

dia 18 ano 1860 -"O Livro dos Espíritos" (vide a sessão" As Obras Básicas"), reformulado e refundido por Allan Kardec saiu em segunda edição, tornando-se a edição definitiva.

dia 19 ano 1839 - nasce Batuíra (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , em Portugal. Ele nos deixou mensagens através da mediunidade de Chico Xavier.

dia 20 ano 1833 - nasce Daniel Dunglas Home (vide  a sessão "Médiuns e Mediunidades") famoso médium de efeitos físicos, em Edimburgo, Escócia.

dia 22 - Dia mundial da Água.

dia 22 ano 1882 - o livro "A Gênese" (vide a sessão" As Obras Básicas") , de Allan Kardec, é editado pela primeira vez em língua portuguesa.

dia 23 ano 1857 - nasce Gabriel Delanne (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 29 ano 1772 - desencarnação em Londres, Inglaterra,de Emmanuel Swedenborg  (vide  a sessão "Médiuns e Mediunidades") , um dos precursores do Espiritismo. Desencarnou em 29 de março, ou seja, no mesmo dia do seu aniversário.

dia 31 ano 1848 -  Os "Fenômenos de Hydesville" (EUA) (vide sessão "O Que é o Espiritismo")  atingem o auge, envolvendo a família Fox e dando início a inúmeras investigações sobre a mediunidade.

dia 31 ano 1869 - Allan Kardec deixa o corpo por rompimento de um aneurisma .

dia 31 ano 1870 - Neste dia é inaugurado o monumento druídico levantado no cemitério Pére-Lachaise (vide foto na sessão "O Que é o Espiritismo") e em seu interior encontra-se, sobre uma coluna de pedra, fixado o busto em bronze de Kardec. Desenho de Sebille, execução de Capellaro.

Fonte de Consulta: Agenda Renascer -Ed. EME.

        

 

ABRIL

dia 01 ano 1858 - Allan Kardec (vide sessão "O Que é o Espiritismo") funda, em Paris, França, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

dia 01 ano 1918 -  Nasce,  na cidade sergipana de Buquim, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva.

dia 02 ano 1910 - nasce, em Pedro Leopoldo - MG, o médium Francisco Cândido Xavier (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")

dia 04 ano 1919 - desencarnação de William Crookes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 07 ano 1926 - James L. Whitley, senador americano, apresenta um projeto de lei que dava direito aos médiuns de exercerem livremente a mediunidade.

dia 10 ano 1901 -assinala a passagem para a vida espiritual, de um dos continuadores da obra de Kardec, Pierre-Gaètan Leymarie (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 11 ano 1900 - desencarnação de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 12 ano 1927 - desencarnação de Léon Denis (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 14 ano 1949 - realiza-se, no Rio de Janeiro, a 1ª Feira do Livro Espírita.

dia 14 ano 1864 - Allan Kardec lança a 1ª edição de "Imitação do Evangelho", que, já a partir da 2ª edição, no ano de 1865, passa a receber, em definitivo, o nome de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (vide a sessão" As Obras Básicas")

dia 18 - dia do livro espírita. No dia 18 de abril de 1857 foi lançada em Paris, a 1ª edição de "O Livro dos Espíritos"(vide a sessão" As Obras Básicas"), por Allan Kardec.

dia 22 ano 1872 - materializa-se, pela primeira vez, o    espírito Katie King, tendo  como médium, a jovem             Florence Cook (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") .

dia 30 ano 1951 - desencarnação, na cidade de São Paulo, do médium Carmilo Mirabelli  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")

Fonte de Consulta: diversas.

        

 

MAIO

dia 01 ano 1880 - nascimento de Eurípedes Barsanulfo (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") fundador do primeiro colégio espírita no Brasil.

dia 02 ano 1827 - nascimento de Pierre-Gaètan Leymarie (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 02 ano 1980 - desencarnação de Silvio Canuto Abreu (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , jornalista, conferencista e pesquisador do Espiritismo.

dia 04 ano 1978 - o Grupo Espírita "Izabel, A Redentora" realiza a 1ª Semana Espírita da cidade, tendo como expositor, no encerramento, o médium Divaldo Pereira Franco (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")

dia 05 ano 1927 - nasce, em Feira de Santana, BA, o médium, orador e educador, Divaldo Pereira Franco .

dia 07 ano 1856 - em paris, França, Allan Kardec (vide sessão "O Que é o Espiritismo") recebe mensagem do Espírito Hahnemann. Este Espírito confirma a missão de Kardec , de codificar a nova Doutrina.

dia 08 ano 1852 - teve início, nos Estados Unidos da América do Norte, o periodismo espírita mundial, quando surge a primeira folha espírita do mundo ("The Spiritual Telegraph"). Este fato ocorre, portanto, 4 anos após os "Fenômenos de Hydesville" (vide sessão "O Que é o Espiritismo")

dia 13 ano 1849 - nasce em Edimburgo, na Escócia, Elizabeth D'Esperance (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")  médium muito conhecida, pelos seus trabalhos de materialização. Sua autobiografia está no livro “No País das Sombras”, publicado pela FEB.

dia 20 ano 1837 - nasce Eugène Auguste Albert De Rochas D'Aiglun (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")    em Saint-Firmin, França.

dia 21 ano 1874 - dá-se a última aparição do Espírito materializado Katie King, relativo aos trabalhos de pesquisa  realizados por William Crookes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , através da médium Florence Cook (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades").

dia 22 ano 1874 - nasce, na Inglaterra, o médico e novelista Arthur Conan Doyle (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , criador da personagem "Sherlock Holmes"; enquanto espírita, foi presidente de honra da Federação Espírita Internacional. Autor do livro "História do Espiritismo".

dia 22 ano 1932 - Surge, em São Paulo, no Centro Espírita Maria de Nazareth, o Primeiro Núcleo de Mocidades Espíritas, de que se tem notícia no Brasil, idealizado por Luiz Gomes da Silva. Consta que o segundo núcleo foi constituído em Santos, em 14 de junho de 1934.

dia 23 ano 1733 - nasce Franz Anton Mesmer (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")  médico e estudioso do magnetismo.

dia 27 ano 1832 - nasce, na Rússia, Alexandre Aksakof (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") conselheiro do estado e membro da nobreza russa; espírita e diretor do jornal "Psichische Studien" (Alemanha).

dia 28 ano 1989 - desencarnação de Rafael Américo Raniere. Foi Jornalista e escritor. Exerceu a mediunidade, deixando muitas obras, dentre elas,o livro "Materializações Luminosas".

dia 30 ano 1431 - Joana D'Arc é sacrificada na fogueira, pela inquisição,  por manifestar mediunidade ostensiva. Foi canonizada em 1920,pelo papa Bento V.  Joana D'Arc nasceu na França,em 03 de janeiro de 1412 (vide maiores detalhes na data referida )

dia 30 ano 1837 - nasce Eugène Auguste Albert De Rochas (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")  

dia 31 ano 1883 -  Dr. Bezerra de Menezes  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") comunica, por carta, ao irmão em Fortaleza, que aderiu ao Espiritismo.

Fonte de Consulta: diversas

        

 

JUNHO

dia 01  - desencarnação de Camilo Castelo Branco, que através da mediunidade de Yvonne do Amaral Pereira  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") nos deixa o livro "Memórias de um Suicida".

dia 04 ano 1925 - desencarnação de Camille Flamarion (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")

dia 06 ano 1961 - desencarnação de Carl Gustav Jung, famoso pesquisador  da moderna psiquiatria. Jung chegou à conclusão da sobrevivência e da comunicação dos espíritos.

dia 10 ano 1900 - desencarnação de Paul Gibier (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , pesquisador dos fenômenos mediúnicos.

dia 13 ano 1231 - desencarnação de Antônio de Pádua, seguidor de Francisco de Assis. Pádua nasceu em Lisboa, no dia 15/08/1195.

dia 16 ano 1871 - William Crookes  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo")  entrega à Rainha Vitória da Inglaterra, um relatório confirmando a verdade dos fenômenos mediúnicos.

dia 16 ano 1966 - desencarnação do médium Francisco Peixoto Lins (vide na sessão "Espiritismo e Ciência": o assunto "Materializações de Espíritos") , o "Peixotinho", que produziu materializações luminosas.

dia 19 ano 1950 -  desencarna, no Rio de Janeiro, Leôncio Correia .Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara. 

dia 17 ano 1832 - nasce em Londres,Inglaterra, o sábio, cientista e notável investigador dos fenômenos espíritas "Sir" William Crookes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") 

dia 20 ano 1842 - desencarna, em Tupanciretã, Rio Grande do Sul, o Dr. Oscar Rill de Pithan,  médico e fundador, , de um sanatório para obsidiados e doentes nervosos em São Luiz Gonzaga das Missões, RS, e do Hospital Espírita de Porto Alegre.

dia 21 ano 1866 - desencarnação, em Londres, de Daniel Dunglas Home (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") , famoso médium de efeitos físicos.

dia 24 ano 1943 - desencarnação do escritor e cientista espírita Ernesto Bozzano (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") .

Fonte de Consulta: diversas

        

 

JULHO

dia 01 ano 1869 - em Salvador, BA, começa a circular "O Eco d'Além Túmulo", o primeiro jornal espírita do Brasil, criado por Luiz Olímpio Teles de Menezes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") 

 

dia 02 ano 1778 - desencarnação de Jean-Jacques Rousseau.

dia 02 ano 1843 -  em Paris, França, desencarna Christian Friedrich Samuel Hahnemann, médico, criador da Homeopatia .

 

dia 04 ano 1948 -  em São Paulo, SP, desencarna o escritor e espírita José Bento Monteiro Lobato; nascido em Taubaté, SP, em 18/04/1882.

 

dia 06 ano 1415 - desencarnação de João Huss em Constância.

 

dia 06 ano 1871 - desencarnação de Castro Alves.

 

dia 07 ano 1930 -  em Cowborough, Sussex, Inglaterra, desencarnação do escritor e espírita Arthur Conan Doyle, (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") criador do personagem Sherlock Holmes, e Presidente honorário da Federação Espírita Internacional.

 

dia 09 ano 1918 -  em Nápoles, Itália, desencarnação de  Eusápia Paladino (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades"), médium de efeitos físicos, que se submeteu a rigorosos testes de investigação.

 

dia 12 ano 1936 -  em São Paulo, SP, fundação da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

 

dia 13 ano 1884 -  nasce Cornélio Pires (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , na cidade de Tietê, São Paulo,

escritor e poeta espírita.

 

dia 13 ano 1967 -  abertura do I Congresso de Mocidade do Rio de Janeiro, no auditório do jornal " O Globo", promovido pela Liga Espírita do Rio de Janeiro.

 

dia 14 - Dia da Liberdade de Pensamento.

 

dia 14 ano 1924 - desencarnação de  Gustave Geley (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), fundador do Instituto Metapsiquico Internacional.

 

dia 14 ano 1942 - em Salvador, BA, desencarnação de  Manoel Philomeno Batista de Miranda (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), que foi Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia.

 

dia 15 ano 1876 -  na Inglaterra, é realizada uma reunião de efeitos físicos com o médium Henry Slade (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades"), em plena luz do dia, quando um Espírito se materializa à vista de todos os presentes.

 

dia 16 ano 1193 -  em Assis, Itália, nasce Clara, religiosa do tempo de Francisco de Assis, vivido também por Joanna de Ângelis (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") - Guia Espiritual do médium Divaldo Pereira Franco  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") - desencarnou na mesma cidade, em 11/08/1253.

 

dia 19 - Dia da Caridade: instituído por Lei Federal com objetivo de difundir e incentivar a prática da solidariedade entre os brasileiros.

 

Dia 20 - Dia do Amigo.

 

dia 20 ano 1918 -  em Boston, EUA, desencarnação da médium Elizabeth D'Esperance  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades").

 

dia 20 ano 1973 - desencarnação de  Mário Travassos, primeiro presidente da Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille.

 

dia 20 ano 1964 - em Londres, Inglaterra, desencarna o escritor espírita Arthur Findlay; nascido na mesma cidade, em 10/04/1883.

 

dia 25 - Dia do Escritor.

 

dia 25 ano 1948 -  na sede da FEB, RJ, é encerrado o primeiro Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, promovido por  Leopoldo Machado e um grupo de confrades.

 

dia 26 - Dia da Imprensa Espírita.

 

dia 26 ano 1969 -  por solicitação da FEB, o Departamento de Correios e Telégrafos lança um selo comemorativo do

I Centenário da Imprensa Espírita no Brasil.

 

dia 28 ano 1890 - na Inglaterra, em reunião de efeitos físicos, com a médium Elizabeth D'Esperance   (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades"), materializa-se um lírio dourado, com 7 pés de altura, estando presentes vários cientistas, entre os quais Alexandre Aksakof (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo").

 

dia 31 ano 1941 - desencarnação de  Leopoldo Cirne, que foi sucessor de Adolfo Bezerra de Menezes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") na presidência da Federação Espírita Brasileira.

Fonte de Consulta: diversas

        

 

AGOSTO

   dia 01 ano 1961 - É fundado o Centro Espírita "Léon Denis" em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro.

 

dia 01 ano 1787 - desencarnação de Afonso de Liguori  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , um dos expoentes

que colaboraram na codificação do Espiritismo.

 

dia 01 ano 1865 - em Paris, França, Allan Kardec (vide sessão "O Que é o Espiritismo") lança "O Céu e o Inferno" (vide a sessão" As Obras Básicas") .

 

dia 03 ano 1969 -  em Niterói, RJ, desencarna Carlos Imbassahy, escritor, jornalista e conferencista espírita; nascido em Salvador, BA, em 09/09/1883.

 

dia 06 ano 1651 -  nasce François de Salignac de la Mothe, Fénelon, um dos expoentes que colaboraram na codificação do Espiritismo.

 

dia 09 ano 1970 -  primeira palestra do médium

Divaldo Pereira Franco  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")

na França, em Paris.

 

dia 11 ano 1826 -  nasce Andrew Jackson Davis  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades"), um dos precursores do Espiritismo.

 

dia 15 ano 1905 -  em Matão, SP, é fundada por Caibar Schutel (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") a Editora "O Clarim" e no mesmo dia começa a circular o jornal "O Clarim".

 

dia 16 ano 1886 -  Bezerra de Menezes (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") torna-se adepto do Espiritismo e se filia à FEB, então sob a presidência de Ewerton Quadros.

 

dia 17 ano 1885 -  no Rio de Janeiro, RJ, numa sala da Rua da Alfândega, a FEB inaugura suas conferências públicas, tendo a frente Elias da Silva, Bittencourt Sampaio e outros pioneiros do Espiritismo.

 

dia 19 ano 1936 -  na Rádio Cultura de Araraquara, SP, Caibar Schutel  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") inicia o primeiro programa Espírita radiofônico do Brasil.

 

dia 21 ano 1967 - primeira palestra do médium Divaldo Pereira Franco  (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") no continente europeu, em Lisboa, Portugal, ainda sob a perseguição da ditadura de Salazar.

 

dia 22 ano 1940 -desencarnação de  Oliver Lodge (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), cientista inglês e pesquisador dos fenômenos Espíritas.

 

dia 25 ano 1270 - desencarnação de Luiz IX, um dos expoentes que colaboraram na codificação do Espiritismo.

 

dia 25 ano 1850 - nasce Charles Richet (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") em Paris, França.

 

dia 28 ano 430 - desencarnação de Santo Agostinho, um dos expoentes que colaboraram na codificação do Espiritismo. Foi o Guia Espiritual de Bezerra de Menezes em suas consultas mediúnicas.

 

dia 29 - Dia Nacional de combate ao fumo.

 

dia 29 ano 1831 - nasce Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , em Riacho do Sangue, Ceará.

 

Fonte de Consulta: diversas

        

 

SETEMBRO

dia 01 ano 1865   -   Nasce Leôncio Correia, em Paranaguá, Paraná. Foi Presidente da Liga Espírita do Brasil, depois Liga Espírita do Estado da Guanabara.

 

dia 01 ano 1875  -  É editado o primeiro jornal espírita do Rio Grande do Norte, em Natal, por Manoel Gomes da Silva.

 

dia 02 ano 1914 - Desencarna Eugéne Auguste Albert de Rochas (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , magnetizador e pesquisador dos fenômenos mediúnicos.

dia 03 ano 2007 - Desencarna, em Belo Horizonte, MG, aos 89 anos, após longa enfermidade, José Martins Peralva Sobrinho, mais conhecido como Martins Peralva.

 

dia 04 ano 1991 - Desencarna o médium psicógrafo

João Nunes Maia.

dia 05 ano 1890 - Desencarna Léa Fox, uma das médiuns envolvidas nos fenômenos de Hydesville, ocorridos em 1848, na América do Norte.

dia 05 ano 1892 - Desencarna o escritor espírita William Stainton Moses, em Londres, Inglaterra.

dia 06 ano 1853 - Na Ilha Jersey, França, Victor Hugo assiste pela primeira vez sessões de mesas girantes, por sugestão de Delphine de Girardin.

dia 06 ano 1881 - Realizado, no Rio de Janeiro, RJ, o Primeiro Congresso Espírita Brasileiro. Em 1881 ainda, o Imperador D. Pedro II recebe uma comissão de espíritas do Rio de Janeiro que lhe entrega um documento narrando perseguições sofridas e pedindo justiça.

dia 07 ano 1947 - Divaldo Pereira Franco (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") funda, em Salvador, Bahia, o Centro Espírita Caminho da Redenção.

 

dia 08 ano 1886 - Realizado Primeiro Congresso Espírita Internacional, em Barcelona, na Espanha.

dia 09 ano 1884 - Nasce Carlos Imbassahy, que foi redator da Revista Reformador da Federação Espírita Brasileira.

dia 12 ano 1876 - Nasce Auta de Souza, em Macaíba, Rio Grande do Norte.

dia 12 ano 1912 - Fundação do Centro Espírita Bezerra de Menezes, no Rio de Janeiro, RJ.

dia 17 ano 1839 - Nasce Ira Erastus Davenport, na cidade de Buffalo, Estado de New York. Médium de efeitos físicos notabilizou-se pelas sessões públicas que promoveu, junto com seu irmão.

dia 18 ano 1971 - Desencarne de Hubert Forestier, diretor da Revista Espírita.

dia 26 ano 1943 - Desencarne do Dr. Guillon Ribeiro (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , ex-presidente da Federação Espírita Brasileira e tradutor das obras de Kardec

dia 17 ano 1865 - É fundada a primeira sociedade espírita na Bahia e no Brasil. Regida por estatuto que facultava o ingresso de quaisquer estudiosos e instituia o trabalho assistencial nos meios espíritas. Objetivava ainda: orientar a propaganda e incentivar a criação de outras sociedades semelhantes pelo país. Localizava-se em Salvador,  com a denominação de "Grupo Familiar de Espiritismo". (Fonte: FEB - Federação Espírita do Brasil)

dia 22 ano 1868 - No Rio de Janeiro, RJ, nasce Cairbar de Souza Schutel (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , jornalista, escritor e médium espírita, fundador de O Clarim e da Revista Internacional de Espiritismo. Desencarna em 30 de janeiro de 1938, em Matão, SP.

dia 25 ano 1914 - Nasce em Avaré, SP, o jornalista e escritor espírita José Herculano Pires.


dia 27 ano 1968 - Em São Paulo, São Paulo, desencarna Jorge Saraiva, Diretor da Editora de Livros Espíritas Calvário, fundador da Editora Saraiva, de livros jurídicos, sendo o primeiro a imprimir mensagens espíritas, juntamente com seu irmão Paulino Saraiva.

dia 28 ano 1971 - Em São Paulo, desencarna o professor Júlio Abreu Filho, jornalista e tradutor da Revista Espírita. Foi um dos fundadores da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

dia 29 ano 1904 - Em Paris, França, desencarna Marina Leymarie, viúva de Pierre-Gaëtan Leymarie (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , a quem sucedeu, após sua desencarnação, na direção da Livraria Espírita e da Revue Spirite.

dia 30 ano 1937 - Desencarne do Dr. Dias da Cruz, médico homeopata, presidente da Federação Espírita Brasileira.

 

Fonte de Consulta: diversas

        

 

 

OUTUBRO

dia 02 ano 1919 - Nascimento do médium e escritor espírita, Rafael Américo Raniere.

dia 03 ano 1804 - Nasce às 19h na Rua Sala, 76 em Lyon, França, Denizard Hippolyte Léon Rivail, filho do magistrado Jean Baptiste-Antoine Rivail (vide  a sessão " Espiritismo") e da Sra. Jeanne Duhamel. Autor de inúmeros livros de cultura, tradutor de várias línguas, membro de diversas Academias e Sociedades Culturais. Mais tarde, adotou o pseudônimo de Allan Kardec na codificação da doutrina espírita.

dia 03 ano 1943 - Publicado Nosso Lar - 1º livro de Francisco Cândico Xavier (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") e André Luiz

dia 03 ano 2004 - É fundado na cidade de Niterói pelo confrade Saulo de Tarso F. Netto o Correio Espírita. 1º jornal espírita a circular em todo o Estado do Rio de Janeiro.

dia 05 ano 1949 - É assinado o “Pacto Áureo”, composto de 18 itens regulamentando as atividades das entidades espíritas brasileiras.

dia 09 ano 1861 - Por ordem do arcebispo da diocese de Barcelona, Espanha, foram queimados em praça pública mais de 300 livros e brochuras, entre os quais muitas obras espíritas, notadamente as de Allan Kardec. O episódio, de triste memória, foi denominado “Auto de Fé de Barcelona”.

dia 10 ano 1865 - Desencarne de Francisco Leite Bittencourt Sampaio, médium e escritor.

dia 10 ano 1942 - É fundado no Rio de Janeiro o Hospital de Clínicas “Allan Kardec”.

dia 11 ano 1966 - Desencarne de Pedro de Camargo, mais conhecido como Vinícius. A FEB publica livros de sua autoria, entre outros: Na Seara do Mestre e Nas Pegadas do Mestre.

dia 19 ano 1909 - Desencarna na Itália, César Lombroso  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , criminalista e observador espírita.

dia 25 ano 1943 - Desencarne de Luiz Olímpio Guillon Ribeiro  (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") , tradutor das obras de Kardec. Foi presidente da FEB

dia 27 ano 1937 - Numa ação arbitrária da policia, sem qualquer justificativa, a FEB é fechada por um período de 3 dias.
 

Fonte de Consulta : diversas
   

 

 

NOVEMBRO

dia 01 ano 1918  -  Desencarne do “Apóstolo do Triângulo Mineiro”, Eurípedes Barsanulfo (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") .

 

dia 05 ano 1939  -  Nasce em Lincolnshire, Inglaterra, William Stainton Moses, pastor protestante, mais tarde convertido ao Espiritismo. A FEB publica seu livro “Ensinos Espiritualistas”.

 

dia 06 ano 1935  -  Nascimento de César Lombroso (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") .

 

dia 10 ano 1835  -  Nascimento de Amália Domingo Sóler.

 

dia 10 ano 1923  -  Nascimento do médium João Nunes Maia.

 

dia 11 ano 1983  -  O médium Divaldo Pereira Franco (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") psicografa mensagem de Ernesto Bozzano (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo") em italiano, em Milão, Itália.

 

dia 14 ano 1849  -  Em Rochester, Estados Unidos, no salão denominado “Corintbian Hall”, as irmãs Fox (vide  a sessão " Espiritismo") realizam suas primeiras demonstrações públicas, das quais resultou a organização do primeiro núcleo de estudantes do Espiritismo moderno.

 

dia 14 ano 1876  -  Nasce na Bahia Manoel Philomeno de Miranda (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"). Divaldo Pereira Franco (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades") tem psicografado diversos livros desse Espírito.

 

dia 15 ano 1942  -  Tem início o 1o. Congresso Brasileiro de Jornalistas Espíritas no Rio de Janeiro.

 

dia 20 ano 1919  -  Desencarna o marechal Francisco Raimundo Ewerton Quadros. Foi o primeiro presidente de Federação Espírita Brasileira.

 

dia 23 ano 1795  -  Nasce Amélie Gabrielle Boudet, mais tarde esposa de Allan Kardec.

 

dia 23 ano 1904  -  O “Boston Journal, publicação não espírita, divulga a notícia da descoberta de um esqueleto humano, quase completo, entre a terra e os escombros das paredes da velha adega da casa onde, 56 anos antes, moraram as irmãs Fox (vide  a sessão " Espiritismo") e se produziram as notáveis batidas que assinalaram o início da história do Espiritismo. O achado veio comprovar a veracidade das comunicações obtidas naquele local e naquela ocasião, pelo mascate assassinado na casa da família Fox, autor das comunicações em 30 e 31/03/1848.

 

dia 24 ano 1871  -  O jornal "The Times" publicou relatório sobre uma sessão espírita com Kate Fox e Daniel Dunglas Home (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades").

 

dia 29 ano 1982  -  Desencarne de Edgard Armond, ligado à Federação Espírita do Estado de São Paulo.

 

Fonte de Consulta : diversas
 

 

 

DEZEMBRO

dia 01 ano 1950  -  Em Londres, Inglaterra, o Psychic News publica notícia da Câmara dos Comuns sobre um projeto de Lei anulando as leis que vigoravam desde 1735, sobre feitiçarias, e desde 1824, sobre as predições.

 

dia 02 ano 1865  -  Desencarna em Paris França, o livreiro e editor Didier, foi o responsável pela primeira edição dos livros de Allan Kardec

 

dia 13 ano 1897 - Nasce , em Santos, São Paulo, Jorge Saraiva, Diretor da Editora de Livros Espíritas Calvário, fundador da Editora Saraiva, de livros jurídicos, sendo o primeiro a imprimir mensagens espíritas, juntamente com seu irmão Paulino Saraiva.

 

04 ano 1935  -  Desencarna o cientista e pesquisador dos fenômenos espíritas Charles Robert Richet (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo"), Prêmio Nobel de Medicina e de Fisiologia, no ano de 1913, pai da Metapsíquica, defensor do Espiritismo.

 

dia 05 ano 1934  -  Desencarna Humberto de Campos Veras, no Rio de Janeiro- RJ, escritor e deputado estadual, membro da Academia Brasileira de Letras (1920), tendo ditado vários livros como Espírito através do médium Chico Xavier.

 

dia 06 ano 1823  -  Lançado na França 'Cours Pratique et Theorique D`Arithmetique' - 1º livro de Rivail

 

07 ano 1953  -  Em Lisboa, Portugal, de manhã a polícia invadiu a sede da Federação Espírita Portuguesa, confiscando todos os bens e propriedades, entregando-os à Santa Casa de Misericórdia que, por sua vez, os entregou à Casa Pio de Lisboa, destruindo a fabulosa biblioteca, com um acervo de mais de 12.000 volumes.

 

dia 10 ano 1893 - Nasce em Quixadá, Ceará,

Júlio Abreu Filho, jornalista e tradutor da Revista Espírita. Foi um dos fundadores da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

 

dia 10 ano 1911  -  Inauguração da sede própria da FEB no Rio de Janeiro por Leopoldo Cirne.

 

dia 10 ano 1944  -  Fundação da Cruzada dos Militares Espíritas, divulgadora da doutrina nas corporações militares.

 

dia 11 ano 1761  -  Data de nascimento de Joanna Angélica, em Salvador, Estado da Bahia. São bastante conhecidas suas obras trazidas através da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, sob o nome de Joanna de Angelis (vide  a sessão "Grandes nomes do Espiritismo").

 

dia 11 ano 1847  -  A família Fox, transfere-se para Hidesville, passando a morar na casa que seria palco dos memoráveis fenômenos de efeitos físicos.

 

dia 11 ano 1855  -  Allan Kardec (vide  a sessão " Espiritismo") recebe a revelação de que Zéfiro é seu espírito protetor.

 

dia 13 ano 1963  -  Fundação do IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, em São Paulo, SP, presidido por Hernani Guimarães Andrade.

 

dia 15 ano 1859  -  Nasce Lázaro Luiz Zamenhof, criador do Esperanto.

 

dia 16 ano 1879  -  Nasce Dr. Oscar Rill de Pithan, em São Luiz Gonzaga das Missões, RS, médico e fundador de um sanatório para obsidiados e doentes nervosos e do Hospital Espírita de Porto Alegre; desencarnou em Tupanciretã, RS, em 20/06/1942.

 

dia 18 ano 1903  -  Desencarna Augusto Elias da Silva, fundador da revista O Reformador

 

dia 24 ano 1900  -  Nasce em Rio das Flores - RJ,

Ivone do Amaral Pereira (vide a sessão "Médiuns e Mediunidades")

 

dia 27 ano 1996  -  Instiui-se 18/04 como o dia dos espíritas, lei 9471, projeto de lei do Deputado Alberto Calvo

 

30 ano 1945  -  É inaugurado o Hospital Espírita Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro, RJ.

 

Fonte de Consulta : diversas